Xarope de Açúcar invertido

Matéria do Blog : Meliponicultura em Foco.





O xarope é uma alimento com propriedade energética para as abelhas.Esse xarope que será descrito abaixo não usa apenas a água e o  açúcar, e sim mais alguns ingredientes que garantirão a conservação do alimento dentro dos potes,já que muitas das vezes as abelhas também armazenas o alimento artificial.

O açúcar invertido nada mais é do que a sacarose (açúcar cristal) quebrado e reduzido a outros açucares menores, como a frutose e a glicose.
Essa quebra se da a ação de um acido e a temperatura elevada ou ação enzimática como no caso das abelhas.
Algumas das propriedades do açúcar invertido são:


  • Não fermenta com facilidade
  • Dura até 10 meses em recipiente tampado(sem refrigeração)
  • Tem ação anti-congelante(por isso é usado em sorvetes e bebidas)
  • Rápida absorção pelo organismo



A maioria dos meliponicultores usam apenas o Limão como agente acido nesse processo,o que não se mostra tão eficiente pois cada limão tem uma quantia diferente de acido cítrico decorrente do próprio tipo de solo. 
Uma prova bem clara disso é a contaste reclamação da fermentação do mesmo dentro dos potes de alimento ou ainda mesmo dentro do tratador.

A forma correta para fabricação desse alimento começa com a base...o açúcar invertido.


Ingredientes


1 kg de açúcar cristal(de boa qualidade)
340 g de aguá filtrada(são gramas e não ml)
5 g de acido cítrico (facilmente encontrado em farmácias)
5 g de bicarbonato de sódio.(Pode ser encontrado em qualquer mercado,padaria)


Como preparar o açúcar invertido


Para dar inicio ao preparo coloque o açúcar e a água para aquecer em uma panela de aço inox que caiba o dobro da quantia que será adicionada,pois no final do preparo o produto pode transbordar.
Assim que der inicio a fervura,adicione o acido cítrico e misture bem,vá mexendo de quando em vez ,a fim de se manter a mistura homogenia ,mantenha o fogo baixo por minutos,nada alem disso.
Agora desligue o fogo,e deixe resfriar por mais ou menos 15 minutos, e quando a temperatura do preparo chegar a 80°C ou menos,é hora de adicionar o bicarbonato de sódio,e é agora que a mistura vai começar a borbulhar e pode cair do recipiente, por isso mexa bem rápido para não deixar derramar ,mexa essa mistura por 1 minuto.Ao invés de mexer manualmente nessa ultima parte pode se usar um liquidificador.Pronto você já tem o açúcar invertido agora falta preparar o xarope.Ao final do processo a mistura fica levemente avermelhada.


Agora sim é a vez de fazer o xarope

Deixe o açúcar invertido esfriar até 40°C  no minimo ,e passe essa mistura par um copo de liquidificador,adicione mais 250 ml de água filtrada,adicione um suplemento vitamínico de sua preferencia(exemplo Aminomix).Adicione também algumas gotas de essência de baunilha para ajudar a melhorar o aroma,evite usar erva cidreira(capim santo),pois o mesmo contem um aroma que muito parecido com o feromônio das abelhas africanizada(Ápis Melífera),isso pode atrair muito mais elas do que suas próprias abelhas sem ferrão.
Bata tudo isso no liquidificador por 2 minuto na velocidade máxima e pronto.É só servir às abelhas.


Conservação


Como já disse,o açúcar invertido não se estraga facilmente,por isso não é necessário guardar na geladeira.
Essa mistura pode ser mantida em local arejado e longe da luz solar por até 2 semanas.Não se recomenda guardar mais tempo que isso por causa dos suplementos adicionados(Aminomix). 
Um outro ponto forte do preparo de açúcar invertido é que se pode prepara-lo em grande quantidade e ir adicionando os suplementos vitamínicos e aminoácidos apenas à quantia que for usar no dia...isso evita o desperdício e a inevitável decantação de sólidos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ração protéica para abelhas sem ferrão

Abelhas sem ferrão - Marmelada Amarela (Frieseomelitta varia).

Abelhas sem ferrão - Boca-de-Sapo (Partamona helleri).